23 maio, 2010

Você conhece o seu cliente?

A essência de um bom atendimento é conhecer quem compra nossos produtos e serviços. Eu não estou falando de coisas óbvias, mas dos detalhes. Não dá para atender um cliente que tenha comprado por diversas vezes, umas quatro, cinco vezes e não lembrar o nome dele, profissão, ou cidade que mora. Imagina se o profissional de atendimento comentasse sobre aquela linda bota que você comprou a dois meses atrás e sugerisse um belo par de sapatos com a sua cor favorita? Excelente! Isso sim é conhecer o cliente profundamente. Quantas empresas conseguem fazer isso cotidianamente?

Você sabe quem é o seu cliente? Se relaciona com ele? Tem ideia se é empresário, funcionário público ou profissional liberal. Já pensou em como conquistá-lo? Como seu cliente quer o produto ou o serviço? Onde ele quer? Quando ele quer? O que mais compra?O que mais lhe agrada? Como as outras áreas da empresas trabalham para servir o cliente?

Pesquise, pesquise e pesquise tudo a respeito do seu cliente. Para ganhar um cliente, você precisa conhecê-lo melhor do que seus concorrentes. E você pode fazer isso administrando um banco de dados com o perfil de cada cliente. Incentive o cliente a compartilhar informações. Lógico, sutilmente, sem xeretar. Conheça seus passatempos, seu local de trabalho, data de aniversário,nome do seu cachorro,esposa e filhos, seus filmes prediletos, seu time do coração e tudo mais que o cliente esteja disposto a compartilhar.

Use tudo que estiver a seu alcance: internet, e-mail, telefone, pesquisas, reuniões, conversas pessoais e até mesmo uma simples caixa de sugestões. É certo que não basta conquistar novos clientes, é preciso agradar, manter e fidelizar os atuais, com atenção especial aqueles que sugerem e reclamam. Conheça seus clientes e eles sempre se lembrarão da sua empresa.

Denise Fraga

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