06 julho, 2010

Onde está a pós-venda?

Produto entregue não é garantia de negócio concluído. Segundo estudiosos no assunto, o mercado vive na "era do mimo ao cliente". Manter um relacionamento na pós-venda entre consumidor e empresa é regra de gestão nas organizações focadas nos clientes. É um aperfeiçoamento constante nas relações da empresa com os clientes.

Ao constatar  se o cliente está satisfeito, a empresa estabelece um diferencial de mercado em relação aos concorrentes,  produzindo informações que ajudarão a corrigir seus processos de vendas, além de levantar oportunidades para novos negócios.

Pense sempre em encantar seus clientes após vender seus produtos e serviços. Pequenos detalhes  fazem a diferença: cupom de descontos para uma futura compra, cartão de agradecimento,brindes,flores,etc. Esse simples gesto é uma grande manifestação de carinho pelo cliente, fazendo-o perceber que ele é importante e que desejamos que  permaneça nosso cliente.

Outra dica para ser trabalhada na pós-venda, é convidar  os clientes para eventos realizados na empresa. Sem dúvida, é uma oportunidade para  ouvir sugestões sobre produtos e serviços. O objetivo é estimular a participação dos clientes e estreitar relacionamentos, para que os clientes se sintam importantes para a organização.

Quem realiza a pós-venda deve possuir muita informação sobre os clientes e todos os produtos adquiridos por estes, assim, será  fácil identificar as carências e apresentar soluções para valorizar os produtos e serviços oferecidos. Quanto ao primeiro contato com o cliente, esse deve acontecer aproximadamente após 10 dias, e poderá variar entre ramos de atividades. E, se o seu volume de clientes for muito alto para um trabalho de pós-venda, faça com amostras representativas.

A operação básica  da pós-venda  não exige muito investimento, e deve focar os principais atributos da organização (atendimento,produtos e serviços), e as ações mais utilizadas são: contato por e-mail, chats, correio, telemarketing e um organizado banco de dados. Também, é necessário, um bom gerenciamento  desses processos  para acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido junto aos clientes. Não podemos esquecer que um bom produto ou serviço será sempre  a base para o desenvolvimento da fidelidade do cliente.

Denise Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário