11 maio, 2010

Tenha boa vontade com seus públicos

A sobrevivência  de qualquer empresa independente do seu tamanho está na dependência do relacionamento com seus clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entidades de classes, veículos de comunição, etc. É preciso que a empresa tenha um bom relacionamento com esses públicos. Além disso, a existência de uma empresa implica, naturalmente, no estabelecimento de relações entre si e outras empresas, indivíduos e instituições.

Essas relações constituem o sistema social da empresa, e se efetivam através de um processo de trocas constantes. A boa vontade para as empresas não é somente as atitudes dos clientes em relação aos produtos e serviços da empresa, mas, também,  atitudes dos funcionários, dos fornecedores, dos representantes,dos terceirizados, entre outros. Essa sinergia é imprescindível para o sucesso da empresa e o relacionamento amistoso com todos os envolvidos.

O valor da boa vontade é mais evidente quando está ausente. A produtividade dos colaboradores é inferior aos concorrentes; alta rotatividade; falta de bons revendedores; grande volume de reclamações de consumidores e ressentimento da comunidade em relação à empresa e sua administração são sinais de insatisfação desses públicos que interagem na esfera da empresa. Já as empresas orientadas para um bom relacionamento com seus públicos ou que já trabalham essa filosofia em sua estrutura, dificilmente, enfrentam tais problemas.

Independente da realidade das empresas é fundamental manter boas relações com seus públicos. Visualizar, entender e compreender esses relacionamentos que influenciam diretamente na capacidade de sobrevivência das empresas e mais do que necessário, é indispensável para o desenvolvimento econômico da organização.

Denise Fraga

2 comentários:

  1. O cuidado no relacionamento entre a empresa e os seus públicos, com certeza, é a base para a comunicação nas organizações. As empresas que já entenderam isso, hoje, já colhe os frutos dessa atitude. As que ainda não se atentaram, estão perdendo espaço, produção e a chance de crescer frente a seus concorrentes.
    Parabéns pelo texto, me alegra vê bons profissionais de RP no mercado.

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  2. Obrigada, Patrícia, pelas carinhosas palavras.Isso só me motiva a continuar a escrever meus posts.Grande abraço, Denise Fraga

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