Nos dias de hoje o mercado é bastante competitivo e as organizações precisam ser inovadoras para captar a preferência dos clientes. Um dos aspectos importantes para empresas que atuam no ramo do varejo é perceber por que perdemos clientes com o passar dos meses ou anos. Abaixo, alguns índices de pesquisas já realizadas e que fazem a diferença para um melhor entendimento do perfil do consumidor:
3% dos clientes deixam de comprar porque mudam de bairro ou cidade.
5% dos clientes adotam novos hábitos.
9% dos clientes deixam de comprar porque acham os preços alto demais.
14% dos clientes estão desapontados com a qualidade dos produtos.
68% dos clientes deixam de comprar por causa do mau atendimento e do comportamento dos funcionários.
Quanto ao atendimento nas empresas foi constatado que:
93% dos atendentes e vendedores são despreparados e desinformados para atenderem os clientes.
70% dos funcionários têm responsabilidades sobre a satisfação dos clientes.
Diante desses dados assustadores,vamos rever conceitos de qualidade no atendimento e pensar que nem sempre temos uma segunda chance de causar uma boa impressão.
Denise Fraga
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