18 abril, 2010

O futuro das pequenas empresas

Para algumas pequenas empresas a adaptação aos novos tempos é inevitável, questão de vida ou morte, a transformação é necessária para que elas cheguem ao futuro com sucesso. Alguns eventos já sinalizam essas mudanças: fim do emprego, tecnologia que elimina distâncias,comunicação em tempo real,concorrências físicas e virtuais, clientes informados e exigentes e funcionários mais bem preparados e políticos.
Essas empresas vivem num ambiente de desafios e de transformações constantes e enfrentam um mercado quase sempre imprevisível e incontrolável. Por isso, é importante repensar e reavaliar o tamanho da empresa e verificar se o ideal para o seu negócio é ser grande. Muitas vezes, os pequenos negócios superam as grandes empresas em criação de empregos, margem de lucro e valor agregado.
Muitas empresas europeias, pequenas e médias, dominam pequenos nichos globais de mercado.Um exemplo é o chamado modelo Benetton, a malharia italiana, multinacional, proveniente de uma empresa familiar, e que opera com franquias e conta com cinco mil lojas em todo o mundo. Esse modelo de empresa em redes é uma forma intermediária de desintegração vertical de uma grande empresa,para uma rede horizontal de pequena empresa. Essa estrutura permite que pequenas e médias empresas se unam a empresas maiores,formando redes capazes de inovar e adaptar-se constantemente. De uns tempos para cá, o tamanho da empresa pode ser uma desvantagem, pois grandes empresas estão passando por dificuldades por causa de suas estruturas e tamanhos.
Novos tempos exigem ideias criativas e eficazes, as estratégias de gestão propõem a criação do futuro das pequenas empresas. A organização orientada para o cliente e que deseja criar uma boa imagem deve ser transparente e planejada para mudanças, se possível, achatar a pirâmide organizacional e eliminar níveis hierárquicos. Algumas empresas estão se reestruturando com o objetivo de serem mais empreendedoras e inovadoras. Provavelmente, a pequena empresa no futuro não venha a ocupar uma posição central, mas certamente continuará a ser o âmago do caráter nacional dos negócios.
Denise Fraga

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