11 abril, 2010

Alguns problemas básicos das pequenas empresas

As limitações e dificuldades que as MPE's enfrentam são muitas e não derivam apenas do ambiente externo. Muitos problemas surgem de pontos fracos dos pequenos empresários, tais como: análise inadequada ou superficial para a escolha do ramo de negócios; falta de planejamento; perfil empreendedor pouco desenvolvido e recursos insuficientes.
A maioria dos pequenos empresários organizam seus negócios com base em determinado ramo de seu conhecimento, ao invés de analisar e pesquisar sobre as oportunidades e tendências de mercado. A pouca experiência ou a falta de tino comercial, muitas vezes, coloca a pequena empresa em concorrência com outras de médio ou grande porte.
Toda empresa passa por mudanças em etapas do seu crescimento e dependendo do negócio é comum que o proprietário fique incapacitado de supervisionar todas as operações e passe por dificuldades gerenciais. Nas últimas décadas, as empresas foram desenhadas a partir de princípios tradicionais de administração: hierarquia,controle e comando formal. No entanto, esse modelo de empresa não é mais adequado ao nosso mundo contemporâneo.
Atualmente, com a economia estável, o mercado exige das micros e pequenas empresas competitividade, produtividade e inovação, além de uma comunicação transparente com seus públicos. Diante desse cenário, ainda é necessário que o empresário tenha disposição para mudanças e desenvolva seu perfil empreendedor na busca continua de aperfeiçoamento técnico para uma excelente gestão empresarial.

Denise Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário