Antes de pensar em encantar, a empresa tem que pensar em não desencantar. Depois satisfazer, e finalmente encantar o cliente. A empresa que é focada no cliente está sempre "alerta","vigilante", identifica o que os clientes querem, atendem e superam suas expectativas. Toda a empresa que espera evoluir no seu atentimento é criativa e inquieta, superando-se a todo o momento. Sua empresa é focada no cliente?

Processos: A melhor maneira de evitar falhas no atendimento é desenvolver normas e padrões de procedimentos. Padronizar as informações é uma forma de garantir controle de informações seguras e corretas, tais como: de vendas,de prazos de entrega, de pedidos de produtos e serviços,etc. O mais importante é que todos saibam o que fazer e como fazer para assegurar os resultados esperados e evitar falhas e probleminhas de última hora no atendimento. Para encantar os clientes é preciso ter rotinas bem definidas.
Fornecedores: Se nossos fornecedores não têm processos que assegurem confiabilidade, não se realiza o foco no cliente. O ideal é trabalhar com fornecedores parceiros.
Visão do todo: Todos os colaboradores, gerentes e diretores devem praticar uma orientação voltada para o cliente, de outra forma, não será possível oferecer um bom nível de serviços.
Treinamento: Os funcionários da linha de frente devem estar seguros e possuir conhecimento e informação (muita informação). Aproveitar os erros do cotidiano organizacional como base para treinamentos em áreas especificas.
Relacionamento: Um excelente relacionamento com os clientes é a garantia de clientes fiéis, abertura de novos clientes e crescimento futuro.O relacionamento é a chave de sucesso para qualquer empresa. Portanto, abrace seus cliente. O encantamento depende fundamentalmente de um atendimento e de um relacionamento excepcional.
Trabalhar os pontos acima é de extrema importância para as empresas que querem a satisfação máxima dos seus clientes. Estamos vivendo a era do consumidor, o foco de tudo e de todos é o consumidor/cliente. Prestar um bom atendimento significa produzir uma experiência inesquecível para cada cliente.
Denise Fraga
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