19 agosto, 2010

O desafio dos primeiros anos

Por que algumas empresas são bem sucedidas e outras não sobrevivem aos primeiros anos? Não existe uma resposta certa, mas estudos e especialistas identificam erros recorrentes nos negócios que não conseguem vencer as barreiras iniciais da maratona empreendedora.
Conforme um estudo do Sebrae sobre sobrevivência de micro e pequenas empresas, estratégias inadequadas de comercialização e de acesso aos mercados estão entre os principais motivos para a mortalidade nos primeiros anos de atuação. Encaixam-se nessas questões produtos e serviços que não atendem às demandas do mercado e divulgação ineficiente.
Há um ensinamento básico quando se fala em pequenos negócios: o que importa para valer não é o que eu quero vender, mas o que o cliente quer comprar.
Outros erros comuns estão na formação dos preços. É habitual empreendedores se basearem no que a concorrência está cobrando e esquecerem que o preço final tem de refletir os seus custos.
É preciso observar a adequação entre a localização e o preço, saber quanto a clientela esta disposta a pagar.

Segredos de sobrevivente
O que pensam empreendedores de negócios que resistiram aos primeiros anos de atividade sobre:
..... fatores de sucesso
persistência  53%
escolha de bom administrador  48%
conhecimento de mercado  50%
..... áreas de conhecimento importantes nos primeiros anos
planejamento  73%
organização empresarial   57%
vendas  41%
..... formas de atuação do empresário
faço de tudo para que as coisas saiam como previsto  68%
acompanho as coisas que estão sendo feitas e resultados alcançados  68%
procuro terminar o trabalho a tempo e ser fiel às promessas  68%

Informação é tudo
Um dos erros dos empreendedores é o desconhecimento ou a não identificação com o setor de atuação, afirma o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Toledo de Camargo: - O empreendedor pensa em abrir um restaurante, mas não quer entrar na cozinha ou trabalhar à noite.
A escolha do ponto comercial é fator de vida ou morte e deve considerar não apenas o fluxo no local, mas a adaptação desse perfil ao tipo de produto ou serviço da empresa.

Fonte: Guia especial da micro e pequena empresa - ZERO HORA,18.08.2010

Um comentário:

  1. informação e mais que tudo, conhecer o público é essencial para poder traçar estratégias e adaptar produtos e serviços

    legal encontrar o blog de uma relações públicas

    Massimino Delazeri
    www.ocappuccino.com

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